A Birds & Nature Tours Portugal é a primeira empresa portuguesa totalmente dedicada a organizar actividades ligadas à observação de aves - o birdwatching.
A Birds & Nature desenvolve essencialmente quatro áreas de actividade: os tours guiados para observação de aves e os tours fotográficos, os cursos e workshops de birdwatching, as viagens de birdwatching dentro e fora de Portugal e as actividades mistas incluídas no programa Aves & Mais.
Este projecto nasceu da vontade do seu fundador, João Jara, desde há já bastantes anos, de criar uma empresa que oferecesse um conjunto de serviços da mais elevada qualidade na área específica do birdwatching, preenchendo assim uma lacuna existente no mercado em Portugal.
A empresa foi criada no início de 2008 e é gerida pelo João, que igualmente lidera e guia diversas actividades (colaboram regularmente com a empresa outros 12 guias).
O João nasceu em Lisboa e estudou biologia na Faculdade de Ciências desta cidade, tendo desenvolvido a sua carreira profissional na área da indústria farmacêutica, ocupando, durante os últimos anos, diversos cargos de direcção e administração em empresas do sector.
Com mais de 30 anos de experiência de observação e estudo das aves, conhece profundamente as áreas incluídas nos tours da Birds & Nature. Envolveu-se, especialmente nos anos mais recentes, em diversos projectos ligados ao estudo e à protecção da avifauna, tendo sido Membro da Direcção Nacional da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – Birdlife em Portugal). Foi membro votante do CPR (Comité Português de Raridades) de 2005 a 2011 e coordenador do Comité de 2007 a 2011. É autor ou co-autor de artigos sobre a avifauna e colabora regularmente com revistas desta área. Antes de lançar a Birds & Nature, guiou como voluntário para a SPEA numerosas saídas para observação de aves, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Igualmente através da SPEA, foi monitor e formador em diversos cursos de birdwatching de diversas áreas, quer para iniciados, quer para observadores mais experientes. Para além da área das aves, interessa-se activamente pelo estudo dos anfíbios, répteis e peixes. É fluente em inglês, francês e castelhano.
Veja o filme sobre o potencial do Sul de Portugal – Lisboa, Alentejo e Algarve – como destino de birdwatching, co-produzido pela Birds & Nature Tours Portugal.
Os diversos programas de observação e fotografia de aves que organizamos podem ser privados (sendo reservados pelos interessados mediante marcação para uma determinada data a combinar), ou para grupos, estando previamente agendados para uma data específica (sendo as reservas efectuadas mediante inscrição dos interessados em cada actividade).
Veja todas as actividades que temos agendadas durante o ano de 2020!
Estão à sua disposição diversas actividades de birdwatching, como por exemplo:
- Tours Privados de Observação de Aves em Portugal
- Tours Privados de Fotografia de Aves em Portugal
- Passeios de Barco para Observação de Aves
- Viagens de Birdwatching
- Cursos e Workshops de Birdwatching