Situado na pacata cidade de Gouveia, o CERVAS é uma estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela e que tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats.
O CERVAS está incluído na Rede Nacional de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens, da qual fazem parte cerca de uma dezena de centros de recuperação, e cuja entidade gestora é o instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Desde 2009 que o CERVAS é gerido pela associação ALDEIA, sob orientação do ICNF, e com o apoio financeiro da ANA - Aeroportos de Portugal SA, que através da iniciativa “Business & Biodiversity”, tem assegurado a gestão do centro até à actualidade.
As linhas de acção do CERVAS são:
O CERVAS é um hospital para a fauna selvagem, cujo trabalho consiste na recepção e tratamento de animais selvagens que são encontrados feridos ou debilitados para posterior devolução à natureza, sempre que possível no local onde foram encontrados.
Alguns dos projectos do CERVAS:
Se estiver interessado em conhecer algum destes projectos com maior detalhe, ou se estiver disponível para contribuir financeiramente para o seu desenvolvimento, por favor contacte cervas.pnse@gmail.com