Site logo
Descrição / Apresentação

A LPN é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), de âmbito nacional, fundada em 1948, sendo a Associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica. É uma associação sem fins lucrativos com estatuto de Utilidade Pública.

A LPN encontra-se sedeada em Lisboa, na Estrada do Calhariz de Benfica, nº 187, 1500-124 Lisboa. A atual sede da LPN foi doada em 1976 pela família Freire de Andrade. Na sede funcionam também o Centro de Formação Ambiental e o Centro de Estudos e Atividades Especiais (CEAE).

 

Em Castro Verde, a LPN possui seis herdades, numa área total de cerca de 1800 ha, e o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG).

 

Em Évora, a LPN possui o Centro de Acolhimento e Recuperação de Animais Selvagens (CARAS) gerido pela Delegação LPN - Alentejo.

 

Em Vila Nova de Poiares, a LPN possui uma herdade, a Quinta da Moenda, gerida pelo Núcleo LPN - Centro.

 

A LPN tem como objetivos principais a defesa do ambiente e contribuir para a conservação do Património Natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas, e como objetivos específicos:

 

Contribuir para a Conservação da Natureza através de atividades que compreendem a investigação e implementação de projetos de conservação;
Apoiar e desenvolver projetos de gestão sustentável dos recursos naturais com vista à Conservação da Natureza numa perspctiva de desenvolvimento sustentável;
Promover a cidadania ambiental incentivando a participação pública, através de ações de formação e educação ambiental;
Divulgar e sensibilizar para as questões relacionadas com o Ambiente;
Impedir a delapidação e a destruição dos meios naturais, ou seus elementos, e do património cultural;
Contribuir para a difusão do conhecimento produzido pelas comunidades académica e científica;
Participar de forma ativa no ordenamento e planeamento do território;
Colaborar com organismos congéneres e entidades oficiais do país e do estrangeiro.
Missão
A missão da LPN é a de contribuir para a Conservação da Natureza e para a defesa do Ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, que assegure a qualidade de vida às gerações presentes e vindouras.

 

Neste sentido, a LPN, enquanto ONGA e representante da sociedade civil, pretende:

 

Contribuir para o desenvolvimento sustentável;
Trabalhar com os diferentes atores da sociedade como ONG nacionais e internacionais, agricultores, autarcas, investiga dores, técnicos, de âmbito regional, nacional e internacional;
Apoiar o desenvolvimento de estágios, teses de mestrado e de doutoramento através do estabelecimento de parcerias em prol do Ambiente e da Conservação da Natureza; participar em processos de discussão pública, de instrumentos de ordenamento do território, de estudos de impacte ambiental ou de propostas legislativas, bem como através da organização e participação em eventos sobre diferentes temáticas do domínio ambiental, tais como conferências, seminários, debates, workshops e reuniões de grupos de trabalho;
Exercer o direito de participação pública na tomada de decisão, acompanhando e influenciando, para o efeito, o desenvolvimento da política pública de ambiente, pretendendo ainda demonstrar a necessidade e a pertinência do associativismo como forma de preencher lacunas existentes na sociedade contemporânea.
Em resumo, as atividades da LPN compreendem a intervenção cívica através de projetos de Conservação da Natureza e do Ambiente, Investigação, Formação, Educação e Sensibilização Ambiental.

Contactos
  • geral@lpn.pt
  • +351 217 780 097
  • https://www.lpn.pt/
Informações Complementares
Fonte

https://www.lpn.pt/

Início
Conta
Vender
Loja
Livros