União Columbófila de Almeirim faz 51 anos no dia 20 de Junho, data que coincide com a elevação de Almeirim a cidade em 1991.
Neste dia há uma largada de pombos nas festas da cidade para lembrar que o clube está vivo e a tentar superar a diminuição de praticantes. A direcção está a tentar angariar mais que os 40 sócios actuais, dos quais só metade é que praticam o desporto.
A União Columbófila de Almeirim (UCA) é a sucessora do antigo Grupo Columbófilo de Almeirim, fundado em 1938 e que ficou inactivo uns anos antes da fundação do novo clube, fundado em 20 de Junho de 1972. Na altura os fundadores ainda tentaram reactivar o grupo antecessor, mas não conseguiram encontrar registos nem a documentação e 15 amantes dos pombos, entre os quais Lourenço de Carvalho, que viria pouco tempo depois a ser presidente da câmara, avançaram para uma nova etapa que leva 51 anos. Altura em que os pombos eram transportados de comboio para as provas e que contrasta com a tecnologia actual usada nesta modalidade desportiva, em que nas corridas os pombos são monotorizados por sistemas de navegação por satélite.