Em parceria com a Vulture Conservation Foundation, as equipas do instituto devolveram à Natureza um exemplar da espécie de origem africana, no Parque Natural do Douro Internacional. A par do espécime foram libertados um abutre-preto e outros grifos, restabelecidos em diversos centros de recuperação.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) coordenou com a Vulture Conservation Foundation a devolução à Natureza de um conjunto de abutres, em Figueira de Castelo Rodrigo, no Parque Natural do Douro Internacional. No grupo incluiu-se o primeiro grifode-rüpell (Gyps rueppellii) a ser equipado na Europa, com emissor de GPS, fornecido pela referida fundação.
O destaque para esta ave justifica-se por ser de uma espécie com origem africana, cujo número tem aumentado na Europa, mas ainda é muito rara no território. Embora várias dezenas de indivíduos da espécie sejam referenciados todos os anos e em número crescente, ainda não é conhecido qualquer caso de reprodução no continente europeu – embora alguns indivíduos tenham emparelhado com grifos.