fbpx

Data: 06/06/2021

Nos pássaros canoros o cantar é crucial para o reconhecimento e vida sexual. Investigação publicada na Current Biology mostra que pássaros canoros têm controlo de elevadíssima resolução sobre a produção vocal e podem até controlar fibras musculares vocais individuais.

As canções melódicas e diversificadas dos pássaros inspiram frequentemente e de longa data canções e poemas. Mas apesar do fascínio sempre existente pelo canto dos pássaros, apenas se começa agora a descobrir como essa capacidade extraordinária do canto é produzida e quais especializações que permitiram aos pássaros canoros desenvolverem a diversa paisagem sonora que podemos ouvir todas as manhãs.

Os pássaros canoros produzem as canções usando um órgão vocal especial e exclusivo dos pássaros, a siringe. Um órgão cercado por músculos que se contraem a muita alta velocidade.

“Descobrimos que os pássaros canoros têm um controlo incrível sobre o canto, incluindo o controlo de frequências abaixo de um hertz”, referiu Iris Adam, autora principal do estudo e professora assistente do Departamento de Biologia da Universidade do Sul da Dinamarca.

Notícia proveniente de fonte externa

Pássaros canoros podem controlar fibras musculares vocais individuais ao cantar

Partilhe esta Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Créditos da Notícia

Outros Conteúdos