Nos pássaros canoros o cantar é crucial para o reconhecimento e vida sexual. Investigação publicada na Current Biology mostra que pássaros canoros têm controlo de elevadíssima resolução sobre a produção vocal e podem até controlar fibras musculares vocais individuais.
As canções melódicas e diversificadas dos pássaros inspiram frequentemente e de longa data canções e poemas. Mas apesar do fascínio sempre existente pelo canto dos pássaros, apenas se começa agora a descobrir como essa capacidade extraordinária do canto é produzida e quais especializações que permitiram aos pássaros canoros desenvolverem a diversa paisagem sonora que podemos ouvir todas as manhãs.
Os pássaros canoros produzem as canções usando um órgão vocal especial e exclusivo dos pássaros, a siringe. Um órgão cercado por músculos que se contraem a muita alta velocidade.
“Descobrimos que os pássaros canoros têm um controlo incrível sobre o canto, incluindo o controlo de frequências abaixo de um hertz”, referiu Iris Adam, autora principal do estudo e professora assistente do Departamento de Biologia da Universidade do Sul da Dinamarca.